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Lanche saudável: Quais os benefícios de consumir Barra de Nuts?

Não há como negar que quando pensamos em uma opção de lanche fácil e saudável, logo vem à mente a barra de cereal e nuts. 

Isso também acontece com aqueles que buscam uma alimentação balanceada aliada à prática esportiva.

Sabemos que as refeições intermediárias são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e a prevenção da obesidade e outras doenças. Mas para isso, você deve priorizar os alimentos compostos por fibras, proteínas e carboidratos bons.

E neste contexto, as barras de cereais são ótimas aliadas, pois ajudam a manter o metabolismo equilibrado, a normalizar o nível de açúcar no sangue e a evitar a compulsão alimentar.

Contudo, é preciso ter cuidado na hora de comprar esse snack, priorizando os naturais, que contam com baixa quantidade de açúcar (maltodextrina, extrato de malte ou xarope de glicose) e gordura, além de serem ricos em fibras e alimentos funcionais.

Quer saber como escolher a melhor barra de cereal para o seu lanche? Então continue nos acompanhando!

Benefícios da barra de cereal

Verdade seja dita, o que não faltam são motivos para você ter sempre à mão algumas barrinhas de cereais. Abaixo listamos seis benefícios desse snack!

Barras de cereais aumentam a saciedade

Podemos dizer que o primeiro benefício das barras de cereais é que elas diminuem a vontade de comer, uma vez que são ricas em fibras, que dão saciedade para o corpo.

Sabe aquela vontade de comer algo fora de hora? Pois bem, esse lanche saudável ajuda a eliminar esse hábito e, consequentemente, evita a compulsão alimentar, tornando-se grande aliada do emagrecimento saudável. 

Também precisamos falar que as fibras ajudam a regular o intestino.

São práticas e podem ser levadas para qualquer lugar

Como são pequenas, as barras de cereais podem ser guardadas em qualquer lugar, até mesmo no bolso de uma calça ou camisa. 

Dessa maneira, consideramos esse lanche saudável como prático e que pode ser ingerido em todo tipo de ambiente.

Seja lá qual for a situação que esteja passando, com certeza a barrinha de cereal irá te salvar de passar fome. 

Dão mais energia para o corpo

É comum encontrarmos pessoas que comem barra de cereal antes ou após realizarem atividade física. 

Sabe por que isso ocorre? A verdade é que esse snack é considerado uma excelente fonte de energia, que dá mais disposição a quem pratica exercícios físicos. 

Ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue e colesterol

Essa vantagem da barra de cereal muita gente não conhece. Ela ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. 

No entanto, é preciso estar atento, pois deve-se evitar as opções com chocolate ou que contenham açúcar em sua composição. 

Além disso, esse lanche saudável é indicado para quem tem níveis elevados de colesterol ruim (LDL), pois facilita a sua redução.

Barras de cereais são ricas em nutrientes

As barras de cereais, principalmente as naturais, são ricas em nutrientes, como vitaminas A, C e E.

Isso significa que elas são boas para a pele e cabelo, além de serem antioxidantes, deixando o sistema imunológico mais resistente e evitando o surgimento de diversas doenças.

No caso da vitamina C, ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, o que faz com que a barra de cereal seja uma ótima opção também para evitar a anemia.

A barra de cereal ajuda no funcionamento do sistema digestivo

As fibras e cereais que ajudam a compor esse snack, ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal.

Como escolher a opção mais saudável de barra de cereal

É possível encontrar barra de cereal em qualquer mercado, farmácia ou loja de produtos naturais. 

Na NOZ, produzimos barrinhas de nuts do seu jeito, com incríveis combinações de sabores. E o melhor, você tem a liberdade de escolher seus ingredientes preferidos.

No entanto, antes de fazer um estoque desse snack, é preciso conhecer os ingredientes e evitar aqueles que podem ser prejudiciais à saúde, como a gordura trans e o xarope de milho.

Isso porque, enquanto a primeira aumenta o colesterol ruim, o segundo é rico em frutose e pode levar à compulsão alimentar. 

As barrinhas com muito açúcar também devem ser evitadas, pois são extremamente calóricas.

Uma boa dica é apostar na barrinha com quantidades adequadas de fibras (frutas secas ou desidratadas), carboidratos complexos (aveia, flocos de arroz integral, quinoa, amaranto e farelo de trigo) e gorduras saudáveis (oleaginosas).

De modo geral, as fibras promovem o bom funcionamento do intestino, os carboidratos complexos diminuem a sensação de fome e as gorduras boas aumentam o bom colesterol, reduzindo a possibilidade de doenças cardiovasculares apareçam.

Sendo assim, você pode optar por opções de barrinhas de cereais que contenham amêndoa, amendoim, castanha de caju, castanha-do-pará e macadâmia.

Barra de cereal substitui refeição?

Apesar de as barras de cereais serem práticas, compactas e servirem como fonte de energia, elas não devem ser usadas para substituir as refeições principais.

No entanto, o melhor horário para consumi-las é entre as refeições, assim como as frutas e iogurtes. 

Também é bom frisar que a melhor opção de lanche saudável sempre será a barra de cereal natural, ou seja, aquela feita na hora, com ingredientes ricos em nutrientes. 

Qual a melhor barra de cereal para quem malha?

As barras de cereais contêm carboidratos, sendo consideradas boas fontes de energia rápida antes do exercício e de proteínas após o treino. Neste caso, dê preferência para as opções com 10 g a 15 g de proteínas.

Conclusão

Que a barrinha de cereal é uma ótima opção para incluir na dieta, você já sabe! No entanto, é preciso estar atento para escolher aquela que realmente é saudável. 

Prático e compacto, além de ser rico em fibras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, esse lanche saudável pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

Mas lembre-se sempre de dar preferência para as opções que são feitas com ingredientes naturais, com baixo teor de açúcar.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da barra de cereal? Quer ficar por dentro das novidades que envolvem uma alimentação saudável? Então continue nos acompanhando!